Dia Mundial da Atividade Física: Movimente-se em direção à saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu a data para prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto fator de risco de morte no mundo. Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras crônicas não transmissíveis.

A Atividade Física nada mais é que qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em um gasto e energia maior que os níveis de repouso. Podemos acrescentar que estas atividades em geral, estão correlacionadas com a melhoria da saúde, tanto física como mental.

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstraram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações a respeito de cuidados para com a saúde que inclui maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Fazer exercícios regularmente é algo que todos os médicos, fisioterapeutas e profissionais da área da saúde recomendam para quase todas as pessoas. As exceções ficam por conta de situações clínicas que dificultam ou impedem a prática de alguma atividade. É consenso que o nosso corpo funciona melhor quando está sempre em movimento. Os músculos se desenvolvem melhor quando são mais requisitados, todo o sistema circulatório tende a se adaptar à maior necessidade de suprir oxigênio durante as atividades físicas e para tudo no corpo a lógica parece ser a mesma.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês, mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.



Sendo assim, o Blog da Posture, separou 10 benefícios que a atividade física pode nos oferecer: 



1.    Ajudar a diminuir e controlar o peso.

2.   Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.

3.    Melhora os níveis de colesterol sanguíneo.

4.    Aumenta as taxas do bom colesterol.

5.    Aumenta a resistência muscular.

6.    Tendões e ligamentos ficam mais flexíveis.

7.    Exercícios trazem bem-estar mental e ajuda com a depressão.

8.    Alivia o estresse e a ansiedade.

9.    Combate à insônia.

10.  Atividades Físicas ajudam a produzir serotonina (Hormônio da alegria. Sua ação sobre o cérebro promove uma alteração química, capaz de proporcionar uma grande sensação de alegria).

Com tantos benefícios, não tem como não querer movimentar o corpo. Saiba que nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física.

Mas lembre-se, é importante consultar um médico e realizar uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade.



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