Você sabe qual o seu tipo de pisada?

O modo como cada pessoa pisa é determinado pelas características anatômicas daquele ser humano. Entre um dos fatores influentes está o tipo de pé. A ortopedia classifica os pés de três formas: Pé Normal, Pé Plano e Pé Cavo.

  • Pé Normal: é o tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada. 
  • Pé Plano: também conhecido como pé chato, toca o chão inteiro e possui um formato reto.
  • Pé Cavo: é aquele que tem um arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não toca o chão.
A disposição dos joelhos também influencia na pisada, essa articulação pode possuir alguns desvios classificados de duas maneiras: Joelho Valgo, que consiste na aproximação das articulações e no afastamento dos pés, caracterizando as chamadas pernas para dentro. E o Joelho Varo, que representa o arqueamento das penas, promovendo a projeção das articulações para fora.

Além do tipo de pé e da disposição dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo são características anatômicas que somadas ao equilíbrio dos músculos específicos de cada pessoa fazem com que cada uma delas apresente um determinado tipo de pisada.

As pisadas também são classificadas de três formas: pisada neutra; pisada pronada e pisada supinada.



  • Pisada Neutra: tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada, e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.
  • Pisada Pronada: começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Nessa pisada quando a parte de fora do calcanhar toca o chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos. 50% da população mundial tem essa pisada, que é mais comum em mulheres, pois serve como preparação para a gravidez, tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais indicados.
  • Pisada Supinada: é aquele em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Normalmente pessoas com o pé cavo realizam esse tipo de pisada, sendo uma parcela muito pequena da população mundial, apenas 5%. "Supinadores" têm o pé mais rígido e necessitam de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.


Como descobrir qual é a sua pisada?

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um médico ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, é necessário fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.

A forma ideal de se examinar uma pisada seria a avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. Como isto não é viável para todas as pessoas, uma forma mais simples seria a análise do desgaste do solado.

O melhor é avaliar um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:
  • Desgaste na parte interna: Pisada Pronada
  • Desgaste na parte externa: Pisada Supinada
Caso você não tenha acesso aos especialistas citados e nem um tênis neutro velho para saber qual é a sua pisada, um teste caseiro pode ajudar:

- Molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de papel qualquer, pode ser um jornal. Depois compare  o desenho feito na folha para saber se a sua pisada é normal, pronada ou supinada.




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