Como a Meditação pode Mudar o seu Dia


A Meditação é uma técnica milenar, que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção.

Meditar não é refletir, é esvaziar a mente em busca da sabedoria interior. A mente vazia nos conecta com o Universo e nos prepara para o que deve ser feito.

A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca pelo nirvana. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.

O tempo para sentir todas as melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática, mas sua frequência têm grande influência.

Benefícios da Meditação


  • Mantém e melhora a saúde mental, desenvolve paz interior e tranquilidade que favorece a serenidade, o contentamento e a felicidade;

  • Melhora a auto estima, o comportamento racional, o julgamento equilibrado, favorecendo a interação social;

  • Melhora a concentração da mente, dissipando a confusão, levando a um melhor entendimento, a um melhor conhecimento;

  • Mantém e melhora a saúde física, proporcionando descanso e relaxamento e prevenindo doenças e desenvolve a força e o vigor;

  • A meditação amplia nossos processos mentais, purificando a mente e elevando-a para níveis mais elevados de consciência.

  • Mantém e melhora a saúde mental, desenvolve paz interior e tranquilidade que favorece a serenidade, o contentamento e a felicidade;

  • Melhora a auto estima, o comportamento racional, o julgamento equilibrado, favorecendo a interação social;

  • Melhora a concentração da mente, dissipando a confusão, levando a um melhor entendimento, a um melhor conhecimento;

  • Mantém e melhora a saúde física, proporcionando descanso e relaxamento e prevenindo doenças e desenvolve a força e o vigor;

  • A meditação amplia nossos processos mentais, purificando a mente e elevando-a para níveis mais elevados de consciência.


Postura da Meditação


A meditação pode ser realizada em todas as posturas, seja deitado, sentado, em pé ou andando variando pelo contexto onde é ensinada. A posição sentada é adotada normalmente por ser considerada a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda alerta. A famosa 'Posição de lótus completo' (o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda.) se difundiu muito como sinônimo de meditação por ser usada no ioga como uma posição ideal de meditação, onde mantém o corpo estável, sendo entretanto difícil de alcançar. Inúmeras posições de meditação podem ser usadas como de joelhos, meio-lótus, birmanesa, etc.

Para a meditação em pé existem métodos que vêm conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida como zhan zhuang, que, devido a sua simplicidade e eficiência, é muito praticada na China e Europa. Ele é facilmente executado por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura. Facilmente praticada em qualquer local, é um excelente método procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.


Na tradição budista theravada é comum encontrar prática da meditação andando, que é vista como uma postura onde se desenvolve concentração em movimento, energia para a mente e vitalidade para o corpo.

Duração


Normalmente não há um tempo mínimo preestabelecido. Pode-se iniciar com um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar até para horas, dias, ou em casos excepcionais, até meses, como foi o caso de Palden Dorje.


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